terça-feira, 15 de abril de 2014

Produtos Biológicos - Inseticidas a Base de Bacillus thuringiensis aizawai

Produtos Biológicos 


Fiquei muito feliz hoje, ao ver que os nossos Sistemas de Produção estão mesmo se modificando e o Homem do Campo começando a aceitar as tecnologias, mais limpas para os seus sistemas de produção. Não que eu seja ou mesmo tenha, algo contra ou a favor da produção agroecológica (orgânica etc).... |

Mas sou favorável ao uso racional do que temos a nossa disposição.
Assim sendo, tem um amigo que esta começando a usar uma coisa que a anos temos tentado inserir nas nossas produções familiares.
Aplicação de Bacillus thuringiensis aizawai contra a traça das crucíferas. Esta mesma propriedades a menos de dois anos foi recomendado que a produção de Couve-Flor fosse para de substituida outra cultura, para que pudesse haver a quebra do ciclo da traça, pelo fato da alta incidência de Traça nas folhas. O produtor cultiva outra plantas, sendo a sua base as folhosas.Foi então que ele cultivou a cultura do milho, e deu um descano de aproximadamente seis meses para que ele voltasse a cultivar a couve. Mesmo assim começou a infestação de traça e volta o que era antes, foi onde o produtor começou a utilizar o produto a base de Bacillus thuringiensis aizawai.  O resultado esta sendo apresentado aqui na fotos abaixo.










Maciel Lemos - Horticultura Virtual Tropical

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROJETOS DE MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO


Para os que querem ampliar os conhecimento sobre o como anda o nosso clima, resolvemos postar este manual do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos sobre o tema: 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROJETOS DE MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO

Como é amplamente conhecido, o aquecimento do sistema climático é inequívoco, e se mostrou evidente pelas observações do aumento da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos, da aceleração do derretimento da neve e do gelo, e da elevação do nível médio do mar. Desde meados do século 20, o aumento da temperatura média global do planeta é seguramente uma conseqüência do crescimento da concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, de origem antropogênica.

A partir da Conferência do Rio, em 1992, a Comunidade Internacional tem se debruçado sobre esse amplo complexo científico-econômico-tecnológico-diplomático relacionado à mudança do clima.
Foi estabelecida a Convenção do Clima, e no seu âmbito, o Protocolo de Quioto, que define mecanismos de mercado que, de forma inédita no cenário internacional, tentam enquadrar responsabilidades e obrigações das diversas partes, abrindo oportunidades de desenvolvimento social e econômico sustentável. Tais mecanismos, para serem plenamente aproveitados, necessitam de ferramentas e instrumentos institucionais adaptados ao novo regime. Um dos mecanismos de flexibilização estabelecido é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), o único aplicável a países em desenvolvimento, como o Brasil.

Fonte: http://www.esalq.usp.br/biblioteca/

Maciel Lemos - Equipe Horticultura Tropical Virtual




Resumo na situação Produção Animal e Vegetal



FAO- Oganização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação - WWW.FAO.ORG
Apesar de apresentar boa parte de suas publicações e inglês, é possível encontrar textos ou mesmo arquivos em português para acessos gratuitos.
É o casos deste aqui que encontra um resumo mundial em produção animal e vegetal é apresentado no link abaixo para quem quiser aprofundar os conhecimento na área.
Boa Leitura !!

Maciel Lemos - Equipe Horticultura Tropical Virtual

Acesso ao site click aqui:



quarta-feira, 12 de março de 2014

Revista Hortifruti Brasil





O cultivo protegido na fazenda hortifrutícola pode proporcionar ganho de eficiência produtiva, além de favorecer uma oferta equilibrada de frutas e hortaliças ao longo dos meses. Esse é o tema de capa da edição de março da Hortifruti Brasil que, dentre as vantagens do cultivo protegido, há de se levar em conta que é um elevado investimento e que necessita ter conhecimento técnico para a implantação no sistema na propriedade.



Confira também as informações de mercado das 12 frutas e hortaliças nas Seções de cada cultura, além de saber das últimas novidades do setor hortifrutícola da nova Seção Radar HF.

Maciel Lemos - Equipe Horticultura Tropical Virtual

 Confira clicando aqui:

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Coleção 500 perguntas, 500 respostas - Pós-colheita de hortaliças: o produtor pergunta, a embrapa responde


Pós Colheita de Hortaliças
Cuidados na pós-colheita ajudam a ampliar a vida de prateleira de produtos perecíveis e, no caso das hortaliças, contribuem para a manutenção do frescor e de suas qualidades nutricionais. Saiba mais baixando gratuitamente o livro sobre o tema da coleção "500 perguntas, 500 respostas", em que o produtor pergunta, a Embrapa responde.



Confira na Integra:





domingo, 9 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Recomendações de Cultivo do Maracujazeiro - Rondônia

Cartilha Maracujazeiro

Segue em anexo as recomendações para cultivo do Maracujá - Zona da Mata.
Autores: Maciel Silva Lemos, Emanuel Maia, Anna F. H Modro e Isac Fogaça.

 Confiram as informações na integra, acessando o material
clique aqui: 
Recomendações de Cultivo do Maracujazeiro - Rondônia





terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Problemas ocassionado pela má implantação de Estufas


Boa Noite a Todos !
A partir de hoje estaremos aqui passando algumas informações do que esta acontecendo na minha região e no Brasil sobre a Horticultura Tropical.
Desculpe nos pelos equívocos, estamos nós adaptado a esse tecnologia que ainda e nova para nós.

Desde já agradecemos pelo acesso, e esperamos que seja útil as matérias e assuntos abordados.

- Começando, hoje irei apresentar uma área de acompanhamento técnico sobre hortaliça.
Os produtores são do município de Alto Alegre dos Parecis, no qual é o maior produtor de Rondônia na cultura do tomate. Produzindo uma média anual de 30.000 caixas/ano, com área média de plantio de 110 ha. 
- Mas, hoje o assunto e outro é sobre a forma de instala uma estufa para a produção de hortaliças.



O produtor abaixo cultiva somente folhosas, sendo de alta produtividade para a região, no sistema tradicional (a campo).
Em sua área a implantação do ambiente protegido partiu do mesmo e sem a devida orientação. Por este motivo houve o grave equivoco na montagem das estufas, sendas elas com as suas alturas abaixo do recomendado. 
O ideal e que as mesmo possuíssem um pé direito em torno de 1,80 m a 2,0 m. As temperaturas nesta região chegam facilmente a 38° C. Isso ocasional temperaturas elevadíssimas nesta estufas. As estufas possuem 4 m de largura x 70 m de comprimento, com 25 metros de comprimento a temperatura chegou a ultrapassa 45° C, ocasionando o murchamento das parte superior da planta enquanto o seu sistema radícula apresentava alto nível de saturação de água. Isso provocou a  podridão das raízes ocasionado por bactéria do gênero Ewinia.
As planta com o passar do tem começaram a apresentar cozimento motivado pelas altas temperaturas na estufa.

O que foi recomendado ao produtor é que ele realizasse:
- Que o pé direito das estufas fossem levantadas para uma altura de 2,0 m.
- Que o produtor realizasse a união entre duas estufas para que o mesmo possuísse uma maior área de aproveitamento da circulação dos ventos unidos.
- Manejo racional no uso da água.
- Descaço de 15 dias para a  área com aplicação de cal virgem, para o controle das Bactérias.










Segue abaixo um modelo de estufa comercializado pela empresa PlantFort que já direciona bem os moldes para a implantação de uma.


 Lay out sem escala