terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Problemas ocassionado pela má implantação de Estufas


Boa Noite a Todos !
A partir de hoje estaremos aqui passando algumas informações do que esta acontecendo na minha região e no Brasil sobre a Horticultura Tropical.
Desculpe nos pelos equívocos, estamos nós adaptado a esse tecnologia que ainda e nova para nós.

Desde já agradecemos pelo acesso, e esperamos que seja útil as matérias e assuntos abordados.

- Começando, hoje irei apresentar uma área de acompanhamento técnico sobre hortaliça.
Os produtores são do município de Alto Alegre dos Parecis, no qual é o maior produtor de Rondônia na cultura do tomate. Produzindo uma média anual de 30.000 caixas/ano, com área média de plantio de 110 ha. 
- Mas, hoje o assunto e outro é sobre a forma de instala uma estufa para a produção de hortaliças.



O produtor abaixo cultiva somente folhosas, sendo de alta produtividade para a região, no sistema tradicional (a campo).
Em sua área a implantação do ambiente protegido partiu do mesmo e sem a devida orientação. Por este motivo houve o grave equivoco na montagem das estufas, sendas elas com as suas alturas abaixo do recomendado. 
O ideal e que as mesmo possuíssem um pé direito em torno de 1,80 m a 2,0 m. As temperaturas nesta região chegam facilmente a 38° C. Isso ocasional temperaturas elevadíssimas nesta estufas. As estufas possuem 4 m de largura x 70 m de comprimento, com 25 metros de comprimento a temperatura chegou a ultrapassa 45° C, ocasionando o murchamento das parte superior da planta enquanto o seu sistema radícula apresentava alto nível de saturação de água. Isso provocou a  podridão das raízes ocasionado por bactéria do gênero Ewinia.
As planta com o passar do tem começaram a apresentar cozimento motivado pelas altas temperaturas na estufa.

O que foi recomendado ao produtor é que ele realizasse:
- Que o pé direito das estufas fossem levantadas para uma altura de 2,0 m.
- Que o produtor realizasse a união entre duas estufas para que o mesmo possuísse uma maior área de aproveitamento da circulação dos ventos unidos.
- Manejo racional no uso da água.
- Descaço de 15 dias para a  área com aplicação de cal virgem, para o controle das Bactérias.










Segue abaixo um modelo de estufa comercializado pela empresa PlantFort que já direciona bem os moldes para a implantação de uma.


 Lay out sem escala






Nenhum comentário:

Postar um comentário